Plano ES 2030
Plano ES 2025
Plano Estratégico 2011-2014
Cidades
Realizações 2012
Contato
Audiências Públicas
Plano Plurianual (PPA)
Orçamentos
Lei de Diretrizes Orçamentárias
Leis Orçamentárias
Leis Ordinárias
Leis Complementares
Normas Orçamentárias
Programação Financeira
Portarias e Legislação Federal
Descentralização de Crédito
Formulário de alteração/inclusão de ação no PPA
SISPPA - Sistema Plano Plurianual

Contato

 
Quarta-feira, 16 de Abril de 2014.
Untitled Document
Diretrizes Estratégicas 2007 - 2010

 

O atual movimento de reforma da administração pública, que ocorre em âmbito mundial, pressupõe a incorporação e fortalecimento de importantes instrumentos de gestão, como forma de ampliar a capacidade gerencial das instituições públicas com vistas à geração de resultados para a sociedade. Dentre os instrumentos preconizados, o planejamento estratégico situa-se entre os mais utilizados pelos órgãos públicos, assim como já o é no setor privado, por particulares razões. Em primeiro lugar, em virtude da escassez de recursos fi nanceiros, a qual impõe restrições para o custeio da ação governamental e, principalmente, para o financiamento dos investimentos necessários ao desenvolvimento, requerendo uma ação planejada, seletiva e focada. Em segundo lugar, pela postura mais pró-ativa da sociedade na participação da vida política, requerendo e garantindo a sua presença na formulação das políticas públicas, no controle e no acompanhamento dos resultados da ação governamental, bem como no aumento da pressão por maior qualidade e eqüidade na prestação de serviços públicos.

A realização do Seminário de Planejamento Estratégico 2007-2010 do Governo do Estado do Espírito Santo reforça o planejamento como uma ferramenta institucionalizada na administração estadual capixaba, utilizada como prática de responsabilidade no uso dos recursos públicos.

Além disso, este Seminário é representativo para a administração pública estadual na medida em que incorpora duas importantes inovações ao Planejamento Estratégico do Governo do Estado: a orientação pelo Plano de Desenvolvimento Espírito Santo 2025, garantindo a consistência e alinhamento entre as prioridades de governo e a agenda de desenvolvimento de longo prazo para o estado, e a ênfase na definição das entregas do Governo para a sociedade, garantindo a orientação do pensamento estratégico da ação governamental para o seu grande cliente: o cidadão capixaba. Este documento, portanto, consolida os resultados do trabalho e da reflexão da equipe de governo durante o Seminário de Planejamento Estratégico 2007-2010 do Governo do Espírito Santo, apresentando as principais prioridades e entregas do Governo para a sociedade no período 2007-2010.

O primeiro capítulo caracteriza o novo ciclo de desenvolvimento de longo prazo pretendido pela sociedade capixaba e faz um breve balanço da gestão Paulo Hartung 2003-2006, mostrando que os alicerces necessários à efetiva realização do futuro desejado para o Espírito Santo já começaram a ser construídos.

O segundo capítulo trata do alinhamento entre a estratégia de desenvolvimento de longo prazo, explicitada no Plano de Desenvolvimento ES 2025, e a estratégia de governo para o próximo quadriênio, estabelecendo a visão de futuro esperada ao fim do ano de 2010 e as grandes ênfases e prioridades da ação governamental neste período.

O terceiro capítulo, por sua vez, identifica alguns dos principais desafios do Governo para os próximos anos e explicita as suas prioridades de ação e as principais entregas que realizará para a sociedade até 2010.

O quarto capítulo, por fim, trata do desafio do Governo do Estado de fazer acontecer as prioridades e entregas previstas neste documento, destacando as iniciativas em curso com vistas ao cumprimento dos compromissos aqui descritos e à geração de resultados para a sociedade.

 
José Eduardo Faria de Azevedo
Secretário de Estado de Economia e Planejamento
 
Clique " aqui "e copie odocumento na íntegra. (Arquivo no formato zip)












© 2007 Secretaria de Estado de Economia e Planejamento - Todos os direitos reservados.