Plano ES 2025
Plano Estratégico 2011-2014
realiza+
Cidades
Contato
Audiências Públicas (demandas 2015)
Plano Plurianual (PPA)
Orçamentos
Lei de Diretrizes Orçamentárias
Leis Orçamentárias
Leis Ordinárias
Leis Complementares
Normas Orçamentárias
Programação Financeira
Portarias e Legislação Federal
Descentralização de Crédito
Formulário de alteração/inclusão de ação no PPA
SISPPA - Sistema Plano Plurianual

Contato

 
Sexta-feira, 31 de Outubro de 2014.
Untitled Document - Saved from Web Wiz Rich Text Editor ver. 4.0 10/6/2011

Gestores da Bahia conhecem modelo de gestão do Governo do ES

 

O modelo de gestão do Governo do Espírito Santo ganha, mais uma vez, destaque nacional. Um grupo de dez pessoas, entre diretores, técnicos e gerentes da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) da Bahia, estão no Estado conhecendo a gestão de portfólio do Governo, que tem como foco o gerenciamento intensivo de projetos. A Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (Sep), por meio da Subsecretaria de Planejamento e Projetos (Subepp), é a responsável pelo monitoramento dos programas e projetos estaduais.

 

Os visitantes conheceram, nesta quinta-feira (06), o planejamento, a metodologia utilizada no gerenciamento dos programas e projetos e na elaboração do orçamento do Estado, além dos resultados já alcançados, como o melhor direcionamento dos recursos públicos e a agilidade na tomada de decisão. A utilização do gerenciamento de projetos no Governo do Espírito Santo tem como objetivos, ainda, o maior índice de sucesso dos programas e a profissionalização da gestão pública.

 

A gerente de projetos estruturantes da Subepp, Joseane Zoghbi, apresentou as atividades da Secretaria, os programas lançados pelo Governo do Espírito Santo: Estado Presente, Reflorestar, Incluir e o Programa Estadual de Saneamento – e o Sistema de Gerenciamento de Programas e Projetos do Governo do Espírito Santo (SigES), uma ferramenta de gestão online utilizada para o acompanhamento das ações previstas em todos os programas e projetos.

 

Os gestores ainda fizeram uma visita técnica, acompanhados pela equipe da Subepp, à obra da sede do Corpo de Bombeiros, em Vitória, referência no Estado e que servirá de padrão para as demais unidades, a serem construídas até 2014.

 

O subsecretário de Planejamento e Projetos, Regis Mattos, destacou que a visita da equipe da Bahia “mostra o reconhecimento nacional da excelência do Governo do Espírito Santo nas práticas de planejamento e gestão”. “Esse reconhecimento demonstra que estamos no caminho certo, na busca por mais e melhores resultados para a sociedade capixaba”, pontuou.

 

A especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e diretora de Acompanhamento e Monitoramento da Superintendência de Gestão e Avaliação, que integra a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) da Bahia, Maria Presidio, elogiou a atuação capixaba. “Foi uma grata surpresa. O trabalho desenvolvido no Espírito Santo está de parabéns. Podemos perceber nitidamente que o trabalho da área sistêmica, que é o planejamento, está chegando na ponta, nas entregas diretas à população. Foi uma experiência enriquecedora e que vai nortear nosso processo decisório, já que estamos redesenhando nosso sistema estadual de planejamento, incluindo a gestão estratégica”.

 

Maria Presídio falou ainda que a ferramenta de gestão online (SigES), utilizada pelo Governo do Espírito Santo, servirá como base para a implantação do sistema da Bahia. “Ter uma ferramenta como a de vocês é nosso interesse. Temos apenas que adequar as nossas realidades operacionais”, pontuou.

 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/SEP
Larissa Linhalis
(27) 3636-4258 / 9887-8488
comunicacao@planejamento.es.gov.br
www.planejamento.es.gov.br

 















© 2007 Secretaria de Estado de Economia e Planejamento - Todos os direitos reservados.