11/04/2024 14h11 - Atualizado em 15/04/2024 13h28

Região Sudoeste Serrana recebe oficina para construção do Plano de Desenvolvimento ES 500 Anos

A microrregião Sudoeste Serrana é a sétima a receber as oficinas de trabalho para construção do Plano de Desenvolvimento ES 500 Anos, uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com o setor produtivo, por meio do ES em Ação, e que agrega opiniões e contribuições dos mais diferentes segmentos, instituições e de toda a sociedade capixaba.

O objetivo é construir um planejamento de longo prazo para o Estado do Espírito Santo, observadas as particularidades de cada microrregião. O plano tem como horizonte temporal a ser perseguido o ano de 2035, quando serão comemorados os 500 anos da colonização do solo espírito-santense.

A oficina da microrregião Sudoeste Serrana teve o município de Venda Nova do Imigrante como anfitrião. O evento faz parte dos trabalhos técnicos de construção do plano, momento em que os atores locais debatem coletivamente os anseios, potencialidades, problemas e desafios a serem enfrentados pela microrregião até o ano de 2035.

“Este é o momento de ouvir as pessoas que vivem aqui, que fazem a economia desta região girar, que conhecem a realidade e os principais problemas enfrentados no dia a dia local. É por isso que estamos percorrendo todas as dez microrregiões, para ouvir as pessoas e fazer com que este planejamento reflita e respeite as particularidades regionais. Não se trata, portanto, de um planejamento de Governo, mas sim de uma grande construção coletiva, cooperativa e articulada entre os diferentes poderes, instituições e, sobretudo, a população capixaba”, destacou o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc.

“A oficina regional da Microrregião Sudoeste Serrana foi muito produtiva, contando com a participação ativa de diversos segmentos da sociedade. Nessa reunião foram debatidas as propostas, desafios e oportunidades para a região.  É inegável que saímos desse encontro com um direcionamento sólido para a revisão da visão da microrregião”, ressaltou o diretor presidente do ES em Ação, Nailson Dalla Bernadina.

As oficinas contam com a participação de representantes do Governo do Estado, das prefeituras, da Assembleia Legislativa, do Judiciário e demais poderes constituídos, além de sindicatos, federações e outras instituições do setor produtivo, da academia, do terceiro setor, da sociedade civil organizada e demais organizações representativas.

Entre os desafios destacados pelos participantes da oficina regional da Sudoeste Serrana estão: gestão dos recursos hídricos, infraestrutura de transporte e mobilidade, restauração e preservação da cobertura vegetal, recursos humanos e retenção de mão de obra, proteção social, universalização da educação básica, fortalecimento de identidade cultural e turística, valorização da agricultura familiar, entre outros.

Já receberam as oficinas do ES 500 Anos as microrregiões: Central Sul, Caparaó, Nordeste, Rio Doce, Noroeste, Centro-Oeste e Sudoeste Serrana. A próxima acontece no município de Santa Teresa nesta quinta-feira (11), representando a região Central Serrana.

Acompanhe o calendário dos próximos encontros e saiba quando será a oficina da sua microrregião:

Microrregião

Município anfitrião

Central Serrana

Santa Teresa

11/04/24

Metropolitana

Vila Velha

24/04/24

Litoral Sul

Anchieta

25/04/24

Participação on-line

A escuta ativa com a sociedade e os segmentos permanece disponível agora em formato on-line. No site www.es500anos.com.br é possível destacar os desafios que cada cidadão capixaba julga relevantes para a sua microrregião. Vale ressaltar que a participação no site está sendo liberada por microrregião, na medida em que os eventos técnicos são realizados presencialmente em cada uma delas.

Clique aqui e participe da construção do futuro do Espírito Santo. (www.es500anos.com.br)

Larissa Linhalis
comunicacao@sep.es.gov.br