Modelo de Gestão da Estratégia

Realiza+ -  Programa de Gestão para Resultados

O Modelo de Gestão para Resultados do Governo do Estado do Espírito Santo, denominado Realiza+, tem como objetivo ampliar a capacidade do Governo em executar programas e projetos e entregar resultados com grande poder de transformação para a sociedade capixaba.

Para atingir esses objetivos o Realiza+ utiliza uma metodologia que se fundamenta em dois pilares:

Gestão Orientada para Resultados – GEOR

Tendo como pilares foco em um público-alvo bem definido, foco em resultados, visão estratégica e responsabilização e compromisso, a GEOR traduz-se no setor público pela elaboração do Planejamento Estratégico, Gestão de Indicadores de Desempenho e de Resultados e pela Gestão de Projetos, Programas e Portfólio.

Guia PMBOK

O Guia PMBOK, ou Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos, é um compilado de melhores práticas em gestão de projetos, elaborado pelo PMI, (instituição internacional sem fins lucrativos). O PMBOK divide as práticas de gestão em 10 áreas de conhecimento e 49 processos agrupados em 5 macroprocessos: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento.

Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico para o período de 2019-2022 teve como base o Planejamento de Longo Prazo do Estado, o ES 2030, o Programa de Governo apresentado durante a campanha para Governador de Renato Casagrande,  os projetos da gestão anterior que estavam em andamento, bem como diagnósticos, análises e reuniões com a equipe de Governo que se iniciaram já no primeiro dia da nova gestão.

Em maio de 2019, foi realizado o Seminário de Planejamento Estratégico 2019-2022, que reuniu Governador, Vice-governadora, Secretários, Subsecretários e pontos focais para consolidar os desafios, indicadores, projetos estratégicos e metas de entregas para os próximos quatro anos.

Com 223 Programas e Projetos Estratégicos, o Planejamento Estratégico 2019-2022, que orienta e prioriza a ação governamental, foi apresentado à toda equipe de governo em um evento aberto que teve como objetivo o engajamento de todos os servidores com as metas planejadas.

Além disso, entre junho e julho de 2019 foram realizadas as Audiências Públicas para subsidiar a elaboração do PPA e da LOA nas 10 microrregiões do Estado, onde a população pôde também validar o Planejamento Estratégico 2019-2022.

Gerenciamento Intensivo de Programas e Projetos Estratégicos

Os projetos estratégicos são definidos como um esforço temporário que estrutura e mobiliza os principais recursos, com gestão intensiva do Governo, para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo, que contribua de forma significativa para entregar benefícios relevantes à sociedade.

Para tornar realidade os resultados previstos, a governança do modelo de gestão prevê a mobilização da linha decisória dos projetos desde o gerente de projeto e sua equipe até a alta gestão do Governo, visando a garantir que os riscos e problemas que porventura venham a surgir durante a estruturação e execução do projeto sejam levados à instância de decisão adequada.

A metodologia de gerenciamento intensivo, conduzida pelo Escritório de Projetos do Governo, localizado na Subsecretaria de Planejamento e Projetos da SEP, prevê reuniões quinzenais para cada um dos Projetos Estratégicos, e reuniões com o governador e os principais secretários de Estado envolvidos nesses projetos.

O gerenciamento intensivo deve incorporar forte senso de urgência, ter caráter empreendedor e estar próximo dos acontecimentos e dos atores relacionados à execução de cada Projeto Estratégico, avançando nos desafios colocados à gestão estadual, transformando e trazendo melhorias à realidade do Espírito Santo.

Tópicos:
resultado, projeto, gerente