Infraestrutura para Crescer

Historicamente, a infraestrutura logística teve papel fundamental no crescimento e diversificação econômica do Estado. Como exemplo, observa-se a instalação dos principais parques industriais capixabas na Região Metropolitana da Grande Vitória, em Anchieta e em Aracruz, devido à localização privilegiada e às facilidades para a implantação de estruturas portuárias integradas a acessos ferroviários e rodoviários.

Na atualidade, o Espírito Santo possui vantagens competitivas nos segmentos de óleo e gás, mármore e granito, mineração, agronegócio, contêineres e carga geral. Para transformar tais vantagens em oportunidades concretas que atraiam investimentos e gerem emprego e renda, o Estado precisará criar as condições necessárias para adequar sua oferta de infraestrutura logística às demandas estabelecidas por essas áreas.

Os desafios em relação à infraestrutura de transportes ainda são grandes e estão majoritariamente relacionados à qualidade das vias e à sua ampliação para possibilitar uma maior integração entre as microrregiões do Espírito Santo e aos demais Estados do país. Não por acaso, a maioria dos projetos prioritários da área de Infraestrutura para Crescer atendem principalmente à ampliação e modernização da estrutura rodoviária do Estado.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard